Detran RJ Vistoria 2015 – Como Agendar a Vistoria Anual

A vistoria anual dos automóveis é um procedimento recomendado e obrigatório a ser realizado pelos motoristas de todos os estados brasileiros. Em favor de facilitar essa prática, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro – o DETRAN RJ – vem disponibilizando o agendamento ou tele agendamento desse serviço através de seu portal virtual e pela central de atendimento própria para aqueles que não têm acesso aos serviços da internet.

Nesse artigo detalharemos o passo a passo para que você consiga agendar sua vistoria no DETRAN RJ.

detran rj vistoria

Primeiramente, o que você deve saber é que a vistoria anual dos veículos é necessária para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – o CRLV, que é um documento de porte obrigatório do motorista ou piloto que está em consonância com as leis do trânsito, a vistoria feita pelo DETRAN RJ averigua as condições de tráfego do veículo, tornando-as condicionais para a renovação ou não daquele documento, desse modo, trata-se de uma etapa importante e precípua que deverá ser realizada todo ano, impreterivelmente.

Para agenda sua vistoria DETRAN RJ, basta acessar a página do DETRAN do Rio de Janeiro – www.detran.rj.gov.br – ou telefonar para os números 3460-4040 ou 3460-4041 e agendar a vistoria de seu veículo no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que essa conduta é valida tanto para os veículos cadastrados na capital Rio de Janeiro e nas cidades que a circundam e no caso das cidades interioranas, de modo que, se não houver acesso a esses meios, basta recorrer ao Serviço Auxiliar de Trânsito – o SAT – ou ao CIRETRAN local para maiores esclarecimentos.

Documentos Necessários para Vistoria Detran RJ

Para realizar a vistoria anual do veículo no DETRAN do Rio de Janeiro, os seguintes documentos específicos são necessários: a versão original e a cópia do comprovante de residência atualizado, o que é de extrema importância, caso haja precisão de se alterar o endereço do condutor no cadastro do veículo a ser vistoriado; a versão original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – o CRLV – mais recente ou do Certificado de Registro do Veículo – CRV – de mesma procedência; documento de Certificação de Segurança Veicular – CSV, no caso de veículos que são movidos a gás natural e o documento original e cópia do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga – RNTRC, no caso de automóveis que necessitem de apresentá-lo, os de aluguel ou com capacidade de carga equivalente ou maior do que meia tonelada.

Para a realização da vistoria do veículo no DETRAN do Rio de Janeiro, é preciso estar em dia com os débitos corriqueiros do trânsito, bem como pagar a taxa de serviço de vistoria anual, no valor de R$ 101,77. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode levar o veículo para realizar sua vistoria, desde que esteja munido dos documentos mencionados. É importante ficar atento às datas do agendamento para não perder o prazo da vistoria.

O que é verificado na Vistoria DETRAN RJ?

  • Sistema Elétrico
  • Sistema de Iluminação
  • Sistema de Sinalização
  • Equipamentos Obrigatórios
  • Rodas e Pneus
  • Sistemas e Equipamentos Complementares

Confira a relação completa do que é visto pelo funcionário do Detran RJ durante a vistoria.

vistoria detran rj


7 Comentários sobre “Detran RJ Vistoria 2015 – Como Agendar a Vistoria Anual”. Participe também!
  1. Edson Rocha de Almeida

    Desejo saber se a taxa de vistoria anual é devida para maiores de 65 anos.
    Grato

  2. José Marques Filho

    No ano de 2013, o meu veículo 2012/2013 foi dispensado de vistoria anual, sendo que a minha dúvida, é se em 2014 ocorrerá o mesmo procedimento, ou seja, agendar uma data e pegar o CRLV de 2014?
    Tenho que recolher um DUDA de R$101,77, ou sou isento por ter 68 anos?
    Agora em Janeiro/14 recebi uma Notificação de Autuação, mas que já aparece no NADA CONSTA como não paga. Como fazer para tirar o boleto de pagamento, já que o mesmo não consta no sistema, para que eu possa efetuar a liquidação da pendência?
    Atenciosamente
    José Marques

  3. Dra Maria Souza da Silva

    O meu comentário é positivo, haja visto que nunca tive problemas com o DETRAN, sempre fui atendida com muito respeito e precisão.
    posso dizer que o DETRAN é um exemplo de repartição pública.
    Att Dra Maria
    OAB/RJ 44.694

  4. patricia ferreira costa santos de araujo

    soube que as vistorias estão sendo feitas tranquilamente nos postos sem burocracia nenhuma basta estar tudo certo!

  5. Alan Pereira

    Eu queria saber de uma coisa sobre o IPVA que algumas pessoas comentam, a partir de quantos anos de estrada o automóvel não é preciso contribuir com o IPVA, se é que verdade.

  6. Paulo Henrique

    Gostaria de saber para que serve agenda horário se ninguém respeita. No ano passado agendei minha vistoria para 08:00, cheguei antes do horário e tinham na minha frente mais de 10 veículos, dentre eles alguns que agendaram para o period da tarde!
    Se é para isso, então sugiro colocar disponibilidade para o dia de x vagas por dia.
    Eu prefiro que o horário seja respeitado e que haja tolerância.

  7. Paulo Henrique

    Gostaria de saber para que serve agenda o horário se ninguém respeita. No ano passado agendei minha vistoria para 08:00, cheguei antes do horário e tinham na minha frente mais de 10 veículos, dentre eles alguns que agendaram para o periodo da tarde!
    Se é para isso, então sugiro colocar disponibilidade para o dia de x vagas por dia, sem horário. Ou então coloquem por period. Do jeito que está, faz o usuário desacreditar na capacidade de organização do Detran/RJ.
    Eu prefiro que o horário seja respeitado e que haja tolerância para atrasos.

Faça um Comentário