Detran RJ Vistoria 2016 – Como Agendar a Vistoria Anual

A vistoria anual 2016 dos automóveis é um procedimento recomendado e obrigatório a ser realizado pelos motoristas de todos os estados brasileiros. Em favor de facilitar essa prática, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro – o DETRAN RJ – vem disponibilizando o agendamento ou tele agendamento desse serviço através de seu portal virtual e pela central de atendimento própria para aqueles que não têm acesso aos serviços da internet.

Nesse artigo detalharemos o passo a passo para que você consiga agendar sua vistoria no DETRAN RJ.

Publicidade

detran rj vistoria

Primeiramente, o que você deve saber é que a vistoria anual dos veículos é necessária para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – o CRLV, que é um documento de porte obrigatório do motorista ou piloto que está em consonância com as leis do trânsito, a vistoria feita pelo DETRAN RJ averigua as condições de tráfego do veículo, tornando-as condicionais para a renovação ou não daquele documento, desse modo, trata-se de uma etapa importante e precípua que deverá ser realizada todo ano, impreterivelmente.

Para agenda sua vistoria DETRAN RJ, basta acessar a página do DETRAN do Rio de Janeiro – www.detran.rj.gov.br – ou telefonar para os números 3460-4040 ou 3460-4041 e agendar a vistoria de seu veículo no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que essa conduta é valida tanto para os veículos cadastrados na capital Rio de Janeiro e nas cidades que a circundam e no caso das cidades interioranas, de modo que, se não houver acesso a esses meios, basta recorrer ao Serviço Auxiliar de Trânsito – o SAT – ou ao CIRETRAN local para maiores esclarecimentos.

Documentos Necessários para Vistoria Detran RJ

Para realizar a vistoria anual do veículo no DETRAN 2016 do Rio de Janeiro, os seguintes documentos específicos são necessários: a versão original e a cópia do comprovante de residência atualizado, o que é de extrema importância, caso haja precisão de se alterar o endereço do condutor no cadastro do veículo a ser vistoriado; a versão original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – o CRLV – mais recente ou do Certificado de Registro do Veículo – CRV – de mesma procedência; documento de Certificação de Segurança Veicular – CSV, no caso de veículos que são movidos a gás natural e o documento original e cópia do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga – RNTRC, no caso de automóveis que necessitem de apresentá-lo, os de aluguel ou com capacidade de carga equivalente ou maior do que meia tonelada.

Para a realização da vistoria do veículo no DETRAN do Rio de Janeiro em 2016, é preciso estar em dia com os débitos corriqueiros do trânsito, bem como pagar a taxa de serviço de vistoria anual, no valor de R$ 101,77. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode levar o veículo para realizar sua vistoria, desde que esteja munido dos documentos mencionados. É importante ficar atento às datas do agendamento para não perder o prazo da vistoria.

Tabela de Datas do Licenciamento 2016 Detran RJ

Final de placa: 7 – 6 até 31/05/2016
Final de placa: 5 – 4 até 30/06/2016
Final de placa:  3 – 2 até 31/07/2016
Final de placa: 1 – 0 até 31/08/2016
Final de placa: 9 – 8 até 30/09/2016

O que é verificado na Vistoria DETRAN RJ?

  • Sistema Elétrico
  • Sistema de Iluminação
  • Sistema de Sinalização
  • Equipamentos Obrigatórios
  • Rodas e Pneus
  • Sistemas e Equipamentos Complementares

Confira a relação completa do que é visto pelo funcionário do Detran RJ durante a vistoria.

vistoria detran rj


9 comentários em “Detran RJ Vistoria 2016 – Como Agendar a Vistoria Anual

  1. No ano de 2013, o meu veículo 2012/2013 foi dispensado de vistoria anual, sendo que a minha dúvida, é se em 2014 ocorrerá o mesmo procedimento, ou seja, agendar uma data e pegar o CRLV de 2014?
    Tenho que recolher um DUDA de R$101,77, ou sou isento por ter 68 anos?
    Agora em Janeiro/14 recebi uma Notificação de Autuação, mas que já aparece no NADA CONSTA como não paga. Como fazer para tirar o boleto de pagamento, já que o mesmo não consta no sistema, para que eu possa efetuar a liquidação da pendência?
    Atenciosamente
    José Marques

  2. O meu comentário é positivo, haja visto que nunca tive problemas com o DETRAN, sempre fui atendida com muito respeito e precisão.
    posso dizer que o DETRAN é um exemplo de repartição pública.
    Att Dra Maria
    OAB/RJ 44.694

  3. soube que as vistorias estão sendo feitas tranquilamente nos postos sem burocracia nenhuma basta estar tudo certo!

  4. Eu queria saber de uma coisa sobre o IPVA que algumas pessoas comentam, a partir de quantos anos de estrada o automóvel não é preciso contribuir com o IPVA, se é que verdade.

  5. Gostaria de saber para que serve agenda horário se ninguém respeita. No ano passado agendei minha vistoria para 08:00, cheguei antes do horário e tinham na minha frente mais de 10 veículos, dentre eles alguns que agendaram para o period da tarde!
    Se é para isso, então sugiro colocar disponibilidade para o dia de x vagas por dia.
    Eu prefiro que o horário seja respeitado e que haja tolerância.

  6. Gostaria de saber para que serve agenda o horário se ninguém respeita. No ano passado agendei minha vistoria para 08:00, cheguei antes do horário e tinham na minha frente mais de 10 veículos, dentre eles alguns que agendaram para o periodo da tarde!
    Se é para isso, então sugiro colocar disponibilidade para o dia de x vagas por dia, sem horário. Ou então coloquem por period. Do jeito que está, faz o usuário desacreditar na capacidade de organização do Detran/RJ.
    Eu prefiro que o horário seja respeitado e que haja tolerância para atrasos.

  7. Moro em Niterói, no bairro Ingá, e estou tentando marcar o agendamento para vistoria do meu veículo nessa cidade e não estou conseguindo.
    Só consigo em Queimado, Ilha do Governador.
    Gostaria de continuar fazendo essa vistoria no posto existente no Fonseca-Niterói.
    grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *